O nosso foco é a comunidade local. Arraigados no território procuramos sinergias, somamos com outros e trabalhamos de forma coordenada em benefício do desenvolvimento comunitário. Este pretende viabilizar um processo de mudança, através de um método que respeita o princípio da participação e da autonomização para a identificação de necessidades e construção de soluções conjuntas. Para tal procuramos o trabalho em rede com moradores e entidades intervenientes no território.

Como parte da Energia BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como objetivo promover o desenvolvimento comunitário através de projetos que visam a participação ativa da Comunidade Local, apostamos em atividades promotoras na áreas da inclusão social, da formação, da educação e da prevenção de comportamentos desviantes, entre outros.

A parceria com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, através do professor Rogério Roque Amaro, diretor do Mestrado em Economia Social e Solidária, que, através de uma colaboração regular, apoia iniciativas de Empreendorismo Inclusivo e de Economia Solidária, reforçando a ampliação da Participação Cidadã, da Democracia Participativa e da autonomização dos moradores.

Como entidade participante, que presta serviços no do programa ProInfância do BPI /Fundação La Caixa, temos a oportunidade de nos enriquecer e, em rede com outras entidades locais e nacionais, partilhar oportunidades que prometem promover o desenvolvimento das competências das crianças e jovens e das suas famílias de forma a melhorar a sua integração social e economia.

Entidade coordenadora da rede Pró-Infância do BPI la Caixa na freguesia de Alvalade, sendo a ASTJDD uma das entidades que promove a prestação de serviços e desenvolvimento desses projetos sócio-educativos.

O Grupo Comunitário Fonsecas e Calçadas realiza reuniões mensais com moradores e com as instituições responsáveis pelo desenvolvimento comunitário do bairro, nas quais a Associação Santa Teresa se insere, promovendo a articulação local, a identificação de necessidades e a construção conjunta de respostas que fortaleçam a comunidade.

O Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças, contribui para que as crianças e adolescentes do bairro se tornem protagonistas nos seu percurso de vida, valorizem as culturas e etnias locais e colaborem para a coesão social da comunidade onde vivem, através da metodologia da revisão de vida (Ver, Julgar e Agir).

O corpo docente desta Escola estabelece uma relação estreita connosco na medida em que diariamente acompanhamos um número considerável dos seus alunos com o objetivo de combater o insucesso e a desmotivação escolar.

As direções destas Cooperativas de Habitação, para além da participação ativa em momentos importantes, sobretudo no seio do Grupo Comunitário, faz a cedência de um espaço onde acontecem muitas das atividades desenvolvidas no âmbito dos nossos diversos projetos, sito Rua Mem de Sá, Bloco 13. Entrada 13 – Cave, Porta B, 1600-168 Lisboa.

Refood Carnide é um movimento 100 % voluntário que combate o desperdício alimentar e a fome, é parceira da Associação Santa Teresa, fornecendo semanalmente alimentos para o lanche das crianças do Espaço Aberto.

Foi assinado um Protocolo entre a ASTJDD e a UCP ficando materializada a colaboração entre as duas partes, tendo em vista o acolhimento, integração e supervisão de estudantes voluntários integrados no Projeto VIDA — Voluntariado na Católica, que prestam apoio à ASTJDD.

O projeto “Nexus” é um projeto da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML), de voluntariado nacional de caráter contínuo. Em colaboração com a Associação Santa Teresa de Jesus, prestam apoio educativo, sobretudo no acompanhamento ao estudo das crianças e adolescentes no Projeto “Espaço Aberto” ao longo de todo o ano letivo. Dinamizam ainda sessões sobre temáticas pertinentes que vêm ao encontro das necessidades das crianças e adolescentes.

A Associação Santa Teresa de Jesus beneficia da colaboração do Rotary Clube de Lisboa–Estrela, que fornece apoio económico pontual para projetos sociais junto das crianças do Espaço Aberto e da Oficina de Talentos. Além disso, o clube mobiliza voluntários comprometidos que participam em ações presenciais. Com esta parceria, reforçamos os recursos financeiros e humanos para promover inclusão e bem-estar na nossa comunidade.

A Associação Santa Teresa de Jesus Dignidade e Desenvolvimento, é protocolada com a OPP para a recepção de Estágios Profissionais Juniores.

A Associação Santa Teresa de Jesus. Dignidade e Desenvolvimento mantém um protocolo com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, através do qual estudantes da Faculdade realizam voluntariado curricular na instituição. Este protocolo permite que os alunos apoiem os projetos educativos e comunitários da Associação, ao mesmo tempo que desenvolvem competências no âmbito da sua formação académica.